Fapec apoia criação de Galeria de Arte no MuArq

WhatsApp Image 2019-10-14 at 12.34.12O cenário cultural campo-grandense ganhou um importante espaço de exposição de seus artistas. Foi inaugurada, a “Galeria de Arte do MuArq”, que ocupa o hall de entrada do do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq).  A galeria é dedicada aos artistas que trabalham com temáticas próximas do acervo museológico.

De acordo com a coordenação do Museu, o objetivo é proporcionar uma experiência ampliada onde os visitantes poderão não apenas conhecer o material arqueológico da coleção permanente, mas também entrarão em contato com releituras do universo artístico e simbólico desse período da história

“Já recebemos outras exposições em ocasiões distintas e, por isso, resolvemos inaugurar esse espaço no Museu para que ele receba permanentemente obras de artistas locais que dialogam com a temática rupestre, com a pré-história e a história de Mato Grosso do Sul. A arte é uma forma de explorarmos a história de maneira lúdica, atualizando conteúdos e significados em alguns casos” explicou Lia Raquel Toledo, coordenadora do MuArq.

O primeiro artista a expor na galeria de arte do MuArq foi Jonir Figueiredo com uma coletânea de obras que tratam da “Arte Rupestre Pantaneira”.

Natural de Corumbá-MS, Jonir é bacharel em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília-SP. Tem uma trajetória na arte há 40 anos.  Sua temática está sempre calçada na iconografia pantaneira, usando diversas técnicas sendo premiado em diversos salões de Arte em Mato Grosso do Sul e pelo Brasil. Expôs seus trabalhos em vários Estados Brasileiros e mundo afora, como no Mercosul, Japão, em cinco cidades da União soviética, Europa e  na ONU em Nova York.

A iniciativa da Galeria conta com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

 Serviço: O MuArq fica localizado no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 1º andar. Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta- feira – Das 8h às 11h e das 13h às 17h. Telefone: (67) 3321-5751

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + seis =