Quem Somos

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) foi criada em 1982 como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde a criação, a instituição tem como objetivo realizar trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, prestação de serviços técnicos especializados e apoio técnico-administrativo e financeiro à comunidade, por meio de projetos e programas de trabalho desenvolvidos em parceria com organizações públicas e privadas. A Fapec possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

Atualmente, é a única fundação credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Portaria Conjunta Nº 15, de 04 de agosto de 2011).

A Fapec está credenciada, também, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para proceder à importação de bens destinados a pesquisa científica e tecnológica (Credenciamento CNPq Nº 900. 0785/2000) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para oferecer suporte técnico ao Curso de Reciclagem para Condutores Infratores e o Curso de Atualização para Renovação da CNH, na modalidade à distância – EAD.

Desde quando completou 30 anos, em 2012, a Fapec passa por um processo de reestruturação e modernização.