Consultoria Especializada e Transferência de Tecnologia

Como entidade integradora de projetos de ensino, pesquisa, extensão e consultorias em geral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, a FAPEC disponibiliza o melhor do capital humano e da tecnologia da UFMS para a formulação de soluções institucionais e empresariais globais, de maneira ágil e eficiente.

São oferecidos serviços com o objetivo de propor solução de um problema tecnológico pontual, introduzindo aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, e/ou compatíveis com atividades voltadas à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, atendendo aos setores: público, privado e terceiro setor.

Podemos oferecer produtos pré-definidos como os descritos a seguir (voltados ao setor público).

  1. Planos Municipais de Saneamento – PMSB: é um dos instrumentos da Política de Saneamento Básico do Município. Deve ordenar os serviços públicos de saneamento considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e fiscalização, o controle social e o sistema de informações (Decreto Federal 7.217/2010).
  2. Planos Municipais de Resíduos Sólidos – PGIRSs: são indispensáveis para que os municípios tenham acesso a recursos da União destinados a empreendimentos, serviços, incentivos e financiamentos relacionados à limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos (Lei nº 12.305/2010)
  3. Planos Municipais de Habitação: é atualmente uma obrigação legal para que os municípios possam participar do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e obter recursos dos fundos Nacional e Estadual de Habitação de Interesse Social.
  4. Planos Diretores Municipais: ligados à política de desenvolvimento urbano, operacionalizam a aplicação dos dispositivos do Estatuto das Cidades e apontam as diretrizes para a organização e democratização do espaço urbano.
  5. Elaboração de Cenários Prospectivos: trata-se da descrição de um futuro – possível, imaginável, desejável – para um objeto e seu contexto, e do caminho ou trajetória que o conecta com situação de origem. Constitui um valioso referencial para o planejamento.
  6. Planos Estratégicos de Desenvolvimento (municipais, regionais ou de organizações do terceiro setor): é uma importante ferramenta para o encadeamento de sucessivos planos de governo. É uma construção da sociedade, por isso envolve amplamente toda rede de atores sociais que interagem na cidade.
  7. Planos de Gestão Estratégica (público, privado ou para organizações do terceiro setor): o plano de gestão estratégica de uma organização serve para orientar sua gestão por objetivos estratégicos, visando a construção de “marcas” da administração. A busca de resultados é auxiliada pela construção de sistema de indicadores.
  8. Cadastro Imobiliário: serviço de recadastramento imobiliário da cidade com a finalidade de identificar, atualizar e cadastrar novas edificações, detectar a clandestinidade e irregularidades encontradas, bem como a revisão dos preços dos imóveis.

A FAPEC também oferece serviços técnicos especializados personalizados, de acordo com as necessidades da organização-cliente (pública, privada e do terceiro setor). Professores pesquisadores da UFMS e/ou de outras Universidades Federais elaboram, juntamente com dirigentes e profissionais da organização-cliente, propostas de mudança organizacional, melhoria de processos de negócios e de trabalho e outros projetos específicos.